O Homem Vitruviano, de Leonardo DaVinci: símbolo do humanismo |
No Renascimento surgiu o HUMANISMO (filosofia que rompe com a teologia - teocentrismo - para colocar o antropocentrismo - "homem no centro").
Assim, como na filosofia, a EDUCAÇÃO sofria alterações, seguindo suas novas correntes.
Nessa época, começava o conflito entre Pedagogia da Essência e Pedagogia da Existência.
"Na época do renascimento, a Pedagogia da Essência desenvolveu-se ainda mais" (Suchodolski, Capítulo III).
Em autor representante dessa corrente foi ERASMO DE ROTERDÃ, que acreditava que a educação deveria desenvolver o que era da natureza humana.
A grande questão filosófica da época era: deve o homem se submeter à tradições e autoridades, como a Igreja, ou deve 'buscar em si próprio o sentido da sua fé e as normas de sua vida?' (Suchodolski, pp24). Percebe-se que o homem pode não ter uma Essência, mas estar em constante TRANSFORMAÇÃO.
"Um começo de renovação pedagógica foi notado na preocupação com 'os direitos e necessidades da criança'" (Suchodolski, pp.26), com DaFELTRE, que influenciou a Pedagogia humanitária.
MONTAIGNE mostrava ideias da Pedagogia da Existência em suas obras, onde criticava a escolástica e mostrava a relação da educação com a VIDA REAL do homem.
Ou seja, quanto a filosofia da EDUCAÇÃO, surgia o conflito entre Pedagogia da Essência e da Existência, JUNTAMENTE com o conflito da Igreja com a filosofia renascentista, JUNTAMENTE com o conflito da burguesia ascendente e os então controladores do Estado (Igreja + nobres).
Porém, mesmo com o fortalecimento da Pedagogia da Existência, a da Essência também se fortalecia. Assim como, no contexto histórico, a REFORMA e o PAGANISMO se fortaleciam e contra eles, a CONTRA-REFORMA (Inquisição).
legal...
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