sábado, 18 de junho de 2011

Minha nova visão

Com o curso de História da Eduação I, aprendi muita coisa, como nos outros cursos desse primeiro semestre de Pedagogia na Unicamp.

Em especial a essa matéria, aprendi mais com o autor Ponce. Infelizmente ele não coloca esperanças para a educação em nossa sociedade, pois nos esclarece que a classe média, a 'pequena burguesia', compartinhando a ideia de Marx, 'atrapalha tudo'. E eu, como integrante da classe média, me senti 'provocada'. A única esperança da educação, seria o fim da propriedade privada, o fim do capitalismo, e implantação do cominismo. E nós, classe média, somos quem atrapalhamos esse conflito e essa implantação, pois, segundo Ponce, ao mesmo tempo que queremos nos tornar capitalistas, tememos cair para o proletariado.

Aprendi isso também na disciplina de sociologia, com Marx. Um vídeo resume bem essa visão: Sou classe média

Como essa relação entre Pedagogia e Sociologia, também posso relacionar o que aprendi esse semestre em História da Educação com o que aprendi em Filosofia da Educação: achamos que a educação HOJE EM DIA está prejudicada, e temos esperança de um novo tipo de educação. Porém, olhando as obras e a história do mundo antigo, podemos perceber o quanto essa esperança vem de MUITO TEMPO ATRÁS, e quantas semelhanças o mundo antigo, o mundo medieval, o moderno e o contemporâneo tem a ver com o nosso mundo.

Não há como observar o nosso mundo sem olhar pra trás, sem estudar outros tempos. Mesmo porque, tudo o que vemos hoje na sociedade, é reflexo do que já aconteceu na história.

Ponce conseguiu me convercer que a única esperança da educação é o comunismo.
Mas esse é só um autor, de uma disciplina de história da educação... E o primeiro de muitos autores.

E essa é minha conclusão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário