Nesse contexto, já se percebe que a burguesia não cumpre com seus IDEAIS DA REVOLUÇÃO que derrubou o feudalismo. Defendendo seus "ideais universais", sua intenção era apenas chegar ao poder e controlar a sociedade.
Assim, a classe baixa apenas "mudou de senhor": de SENHOR FEUDAL para PROPRIETÁRIO BURGUÊS. A noção de PROPRIEDADE, portanto, continua presente e é o que mantém a DIVISÃO DE CLASSES.O membros da classe inferior passaram de SERVOS para PROLETÁRIOS.
A educação, como instrumento do Estado, continua sendo, portanto, diferenciada.
[Marx: a sociedade sempre está em função de uma única classe dominante.
Nesse caso, a classe é a burguesia.]
Muito notável nas correntes pedagógicas é a HIPOCRISIA dessa burguesia, que tentava disfarçar sua intenção de controlar a sociedade.
A Pedagogia em destaque era a Pedagogia da Existência.
A educação estava "voltada ao homem", mas de duas maneiras diferentes: a educação para a burguesia, para formar CAPITALISTAS e a educação para o proletariado, cada vaz mais técnica, inclusive exigindo MATERIAL DIDÁTICO, para que fosse dado a educação nessessária para o trabalho, no MENOR TEMPO POSSÍVEL!
Alguns autores:
BASEDOW:
Educação (para burgueses) deveria formar "cidadão do mundo".
Educação do proletariado: metade do tempo da educação da classe alta. No restante do tempo deveriam praticar trabalhos manuais.
FILANGIERI:
Mesma ideia de Basedow sobre o tempo da educação. Criançar deveriam ser educadas segundo o seu destino.
Escola deve ser universal, mas com diferenciação na educação (????).
MIRABEAU: contra ensino gratuito, que igualaria a burguesia às classes inferiores.
CONDORCET:
-Filósofo da Revolução Francesa
-Mostrar o progresso da razão e das ciências
-Direito do Estado de controlar a educação e de instruir (pelas ciências naturais - e não de educar, religiosa ou filosoficamente)
-Ensino de técnicas e diferentes opiniões
-Ensino primário controlado pelo Estado, ensino superior independente
-Escola primária gratuita (obs.: as crianças pobres trabalhavam na época. Como freqüentariam as escolas?) - Mesmo assim, quem estudava nelas era de classe superior.
PESTALOZZI:
Acolhia crianças pobres para educá-las no trabalho.
Guiava-as para que encontrassem meios de subsistência ao deixarem a infância.PESTALOZZI:
Acolhia crianças pobres para educá-las no trabalho.
Não acreditava na mudança de ordem social.
Educação diferenciada para crianças do internato no qual lecionava.
Desenvolver crianças de acordo com seus dons, possibilidades e esperiência de mundo
Pestalozzi |
HERBART:
Educação esperimental (científica) relacionada ao divino: resultados como providência divina (catolicismo).
Defendia educação religiosa na primeira infância, e por ela, a educação moral.
(Pode ser um esemplo de Existencialização da Pedagogia da Essência, categoria citada por Suchodolski no capítulo XIII).
SPENCER:HERBART:
Educação esperimental (científica) relacionada ao divino: resultados como providência divina (catolicismo).
Defendia educação religiosa na primeira infância, e por ela, a educação moral.
(Pode ser um esemplo de Existencialização da Pedagogia da Essência, categoria citada por Suchodolski no capítulo XIII).
Teoria da evolução nas sociedades.
Educação deve acompanhar desenvolvimento, revelando necessidades do presente.
Contra conservadorismo: ensino inútilEducação: instrumento de luta pela vida.
Assistencia social e instrução obrigatória: prejudiciais.
Não se “aproximava” da criança, mas da vida social*
*Por essa característica de Spencer, é possivel perceber a separação da Pedagogia da Existência em duas:
Existência individual: outros pedagogos, que seguiam que a a criança INDIVIDUAL era o foco da educação
E Existência coletiva: Spence, que defendia a educação de crianças em nome da vida SOCIAL que terão.
DEWEY:
Relação do desenvolvimento da criança com educação posterior
Relação do desenvolvimento da criança com educação posterior
Educação deve organizar a experiência das crianças
Desenvolvimento dessas experiências deve formar a moral
Filosofia evolucionista: toda realidade em processo de evolução
Sem ideais: mudança como realidade única
Programa de ensino: curso das experiências intelectuais da criança (não mais escolha das matérias).
Verdadeira formação do espírito: reflexões, ideias e dúvidas surgidas nas observações práticas.
BERGSON:
Noção diferenciada da evolução, mais contrastante com a Pedagogia da Essência
Verdadeira formação do espírito: reflexões, ideias e dúvidas surgidas nas observações práticas.
BERGSON:
Noção diferenciada da evolução, mais contrastante com a Pedagogia da Essência
Evolução não é uma “caminhada em direção a um objetivo”
Sentido da educação (desenvolvimento e atividade da criança) deriva dela mesma, não tem objetivo
“Impulso vital”
Ato educativo não se repete.
A Educação, portanto, como a pedagogia da Existência, desenvolveram-se segundo os interesses do capitalismo.
NO CAPITALISMO, para Ponce, A IGUALDADE DA EDUCAÇÃO NÃO É POSSÍVEL, se ainda existe a noção de propriedade e com a EDUCAÇÃO, desde a divisão de classes, sendo um INSTRUMENTO DO ESTADO!
NO CAPITALISMO, para Ponce, A IGUALDADE DA EDUCAÇÃO NÃO É POSSÍVEL, se ainda existe a noção de propriedade e com a EDUCAÇÃO, desde a divisão de classes, sendo um INSTRUMENTO DO ESTADO!
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