sábado, 18 de junho de 2011

Intenções dos autores

Os autores estudados no nosso curso, Ponce e Suchodolski, mostram intenções TOTALMENTE DIFERENTES com suas obras, apesar de tratarem da história da Educação, e tratarem de semelhantes autores e semelhantes contextos variadas vezes.


Aníbal Ponce

A visível intenção de Ponce é mostrar que a EDUCAÇÃO É UM REFLEXO DA SOCIEDADE. Com a noção de PROPRIEDADE contida nas sociedades com DIVISÃO DE CLASSES, o Estado é dominado por uma única classe (ideia de Marx).
A EDUCAÇÃO, nesse contexto, é um INSTRUMENTO nas mãos da classe dominante. Enquanto houver divisão de classes, portanto, a educação será diferenciada, e a melhor educação, para domínio, será ministrada apenas para essa classe dominante.

A ÚNICA FORMA da educação ser igualitária, é a SOCIEDADE TAMBÉM SER. Portanto, apenas  com o COMUNISMO (novamente, como na época primitiva) poderá fazer com que a educação seja justa e igualitária.

Suchodolski

Suchodolski, apesar de colocar a nova educação como preparação para  o neonazismo, não tem essa intenção.

Alinhando filosofia e história, mostra as correntes filosóficas que tiveram envolvidas na história, sempre colocando em paralelo a Pedagogia da Essência e a da Existência.
No final de sua obra, coloca que a união entre elas seria o ideal para uma boa educação.












Nenhum comentário:

Postar um comentário