Com a divisão do trabalho eo surgimento de diferenciações na EDUCAÇÃO. A educação dada à classe superior era diferente da dada aos ilotas e periecos (classe inferior). A PAIDÉIA (formação integral) destinava-se à educação do homem destinado ao governo. "...ainda tentam fazer com que a massa laboriosa aceite a desigualdade da educação como uma desigualdade imposta pela natureza das coisas..." (Ponce, Capítulo II, pág.36).
Os modos de produção nesse contexto são o o modo de produção clássico e o modo de produção escravista.
Os 300 de Esparta |
Ruínas da Ágora, de Atenas |
Alguns autores tentaram mostrar o "lado negro" da Grécia, pois nossa concepção é muito positiva em relação a ela: Nietzsche, Deonna, Picard. Não há muita diferença entre a educação, que lá já pretendia o controle da classe mais pobre. Pode-se perceber isso inclusive pela obra de Aristóteles, "A Política", onde a educação de CIDADÃOS e escravos era visivelmente diferenciada.
AÍ SURGEM DUAS CORRENTES PEDAGÓGICAS: Pedagogia da Essência e da Existência, juntamente com o surgimento dessas duas correntes filosóficas.
PLATÃO introduz a pedagogia da Essência, com seu mundo das idéias e a intenção de buscá-la. Esse 'mundo' tem a essência de tudo, inclusive dos homens, e a educação por ela deve buscar essa essência. ARISTÓTELES, nessa mesma corrente, diferencia a matéria da forma: é preciso moldar a matéria com energia do sentido contido na noção de forma humana" (Suchodolski, Primeira Parte, capítulo I).
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