quarta-feira, 15 de junho de 2011

Educação do homem antigo - Grécia

Começamos então a estudar a LINHA HISTÓRICA ATÉ O CAPITALISMO, já que a comunidade primitiva vale pra comunidades primitivas de qualquer época da nossa linha do tempo.

Com a divisão do trabalho eo surgimento de diferenciações na EDUCAÇÃO. A educação dada à classe superior era diferente da dada aos ilotas e periecos (classe inferior). A PAIDÉIA (formação integral) destinava-se à educação do homem destinado ao governo. "...ainda tentam fazer com que a massa laboriosa aceite a desigualdade da educação como uma desigualdade imposta pela natureza das coisas..." (Ponce,  Capítulo II, pág.36).


Os modos de produção nesse contexto são o o modo de produção clássico e o modo de produção escravista.

Os 300 de Esparta
Em ESPARTA, a educação era para a formação de guerreiros que protegessem suas terras e conquistasse outras. Os servos (ilotas) conquistados nas guerras e os pobres, recebiam educação voltada ao TRABALHO. Os periecos eram obrigados a participarem das guerras mesmo sem terem recebido educação espartana. (wikipedia.com.br - Esparta).














Ruínas da Ágora, de Atenas
Em ATENAS a educação dos mais pobres e escravos era igualmente voltada ao trabalho. A classe alta era educada, diferente do que pensamos, TAMBÉM PARA A GUERRA, mas principalmente para a formação do homem "civilizado", voltado para a política, para a ÁGORA (espaço público de Atenas) "...os jovens atenienses também consideravam a guerra como sua ocupação fundamental..." (Ponce).  Esses políticos, oradores, tinham a função de manter a ordem da sociedade. 



Alguns autores tentaram mostrar o "lado negro" da Grécia, pois nossa concepção é muito positiva em relação a ela: Nietzsche, Deonna, Picard. Não há muita diferença entre a educação, que lá já pretendia o controle da classe mais pobre. Pode-se perceber isso inclusive pela obra de Aristóteles, "A Política", onde a educação de CIDADÃOS e escravos era visivelmente diferenciada.


AÍ SURGEM DUAS CORRENTES PEDAGÓGICAS: Pedagogia da Essência e da Existência, juntamente com o surgimento dessas duas correntes filosóficas.


PLATÃO introduz a pedagogia da Essência, com seu mundo das idéias e a intenção de buscá-la. Esse 'mundo' tem a essência de tudo, inclusive dos homens, e a educação por ela deve buscar essa essência. ARISTÓTELES, nessa mesma corrente, diferencia a matéria da forma: é preciso moldar a matéria com energia do sentido contido na noção de forma humana" (Suchodolski, Primeira Parte, capítulo I).

















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